Chernobyl 25 Anos Revisitados – Capítulo 4 Desastre Pornô

Desastre Pornô em Pripyat

Room with a View in Pripyat – Jan Smith 2011

Stalker e Call of Duty em Pripyat e Chernobyl

Eu vi em primeira mão, e mais tarde ouvi o guia rindo sobre quantas pessoas efetivamente perguntam se há monstros e mutantes correndo livremente em Pripyat. Talvez seja devido à influência de jogos como Call of Duty e S.T.A.L.K.E.R. que têm como cenário a cidade de Pripyat e Chernobyl. Eu também notei que grande parte dos trabalhos visuais e imagens produzidas desde o acidente, estão manchados por tentarem fazer a evacuação e desolação da cidade parecerem o resultado de uma bomba atômica, e não um acidente nuclear. Em qualquer forma, radiação é invisível e letal, mas não explode janelas de vidro e destrói edifícios. Os pisos quebrados e paredes danificadas são principalmente cicatrizes de uma operação maciça de limpeza, mas não do acidente em sí ou da evacuação subseqüente.

A evacuação por sí, apesar de dolorosamente atrasada por comandantes soviéticos por 36 horas, foi um evento relativamente calmo. Mais de 800 ônibus, 300 carros e 2 trens foram enviados de Kiev. Através de auto-falantes e na rádio, residentes foram avisados que deveriam preparar apenas uma mala, pois estariam fora somente 3 dias. Mais de 30.000 pessoas foram evacuadas em 3 horas. Após alguns dias outras 100.000 foram evacuadas dos vilarejos e cidades próximas. (Você pode assistir a um vídeo sobre Pripyat antes e durante a evacuação aqui).

Máscaras de Gás como Adereços 

Gas Masks, Tim Suess

Exemplos comuns de imagens que representam uma face errônea da tragédia, são as diversas fotos online que mostram, literalmente, centenas de máscaras de gás.

Máscaras de gás são entulho ubíquo em vários edifícios, estão por todas as partes; no chão, nos cantos, sobre móveis velhos. Preciso esclarecer algo aqui: máscaras de gás não foram utilizadas durante o acidente nuclear! Máscaras têm efeito limitado na proteção contra radiação. Elas pertenciam à um estoque para a população caso houvesse um ataque químico ou biológico. Posteriormente, saqueadores entraram em Pripyat e os filtros de prata foram removidos de dentro das máscaras, para serem vendidos no mercado negro. Utilizar as máscaras como adereços para reforçar a tragédia é enganoso e faz uso do drama a custo da verdade. Outro exemplo é a re-acomodação de objetos para cenários fotográficos.

Example of Gas Mask Disaster Porn, Chernobyl

Televisões vazias e cadeiras são colocadas em poses dramáticas e lugares inusitados. Bonecas e sapatos são reposicionados como adereços macabros. Na sala de operações de um hospital  encontrei Band-Aids antigos e uma comadre sobre a mesa cirúrgica, obviamente sinais da tentativa de alguém criando um cenários dramático. As vezes estes cenários realizados se assemelham à desastres pornôs.

Pripyat Grafites

Algumas vezes a interferência é de bom gosto. Um grupo de artistas de rua realizou grafites em vários edifícios, possivelmente em 2005. Há versões conflitantes sobre a entrada destes artistas, não se sabe se entraram ilegalmente da Bielorússia ou se obtiveram permissão do governo ucraniano. Independentemente de como entraram, o fato em sí é levemente cômico ou agri-doce.

Estas intervenções me causaram desconforto, mas me ajudaram a manter o foco e desenvolver o primeiro eixo do meu trabalho. Antes do cair da noite eu queria criar um relato histórico da cidade e de sua arquitetura. Pripyat é um tanto quanto única entre as cidades ex-soviéticas, uma vez que ainda mostra muitos sinais externos do fato de ter sido soviética. Uma estátua do Lenin, ainda de pé, estrelas soviéticas formando placas de ruas e adornando edifícios; a cidade em sí foi construída para, quando vista do alto, parecer um martelo e foice. Outras cidades ex-soviéticas foram limpas destas insígnias. Pripyat era, comparativamente, afluente, e cobiçada por jovens casais e famílias. Por causa do trabalho nas usinas nucleares, os salários eram até 5 vezes mais altos do que a média soviética e a infra estrutura era nova e generosa. Havia 5 piscinas cobertas, diversas escolas, um centro cultural e de dança, e muitos restaurantes e cafés. Eu gostaria de restaurar parte da dignidade perdida à cidade, e através disto, mostrar os traços da elegância que aspirava.

No próximo capítulo explorarei a cidade em profundidade, mas por enquanto apresento alguns exemplos de como a cidade sofreu intervenções sem fim: máscaras de gás em pedestais, bolas de futebol e basquete colocadas delicadamente sobre pisos apodrecidos.

Português:  Capítulo 1 / Capítulo 2 / Capítulo 3 / Capítulo 4 / Capítulo 5 / Capítulo 6

English: Link Chapter One / Link Chapter Two / Link Chapter Three / Link Chapter Five / Link Chapter Six /

See Pripyat 25 Years Later:  Complete Gallery

COMPLETE GALLERY/GALERIA ONLINE: http://www.smithjan.com/pripyat.html

 

Gas Mask 1st Place, Jan Smith 2011
Basketball put next to Football, Jan Smith 2011
Carefully placed ball, Jan Smith 2011