Chernobyl 25 anos Revisitados – Capítulo 5 Devaneios em Pripyat

Pripyat 25 anos após Chernobyl

Pripyat Cafe Stained Glass – Jan Smith 2011

Há espaços discretos em Pripyat onde praticamente nada foi tocado desde o abandono. Esta é uma pequena mostra do meu trabalho mais recente e algumas histórias sobre os edifícios que visitei.

Pripyat Unidade de Processamento de Pescados

O lago de resfriamento e o rio ofereciam peixes em abundância, e Pripyat possuía uma pequena unidade de processamento de peixes. Depois do acidente e até aprox. 1996, o edifício serviu como laboratório para estudos dos efeitos da radiação em diferentes espécies de peixes. Dentro do edifício ainda há vários jarros com espécimes e fotos de diferentes tipos de peixes ainda penduradas nas paredes. Ao fundo, estão as redes e containeres utilizados para pescar.

Fish Processing Building, Pripyat, Jan Smith 2011

Pripyat Oficina Mecânica

Esta oficina mecânica servia principalmente os tratores e máquinas utilizados na agricultura antes do acidente. Peças mecânicas obstruem a entrada. Dentro há recortes de jornais ainda pendurados nas paredes:  uma oração, uma refeição— e  como em muitas oficinas mecânicas pelo mundo– mulheres seminuas. No andar de cima, o vestiário está repleto de botas e macacões manchados de graxa, alguns ainda pendurados sobre uma cadeira.

Mechanic Shop, Pripyat, Jan Smith 2011

Pripyat Piscina

Pripyat tinha várias piscinas, um traço incomum para cidades deste tamanho. Esta é a maior delas. Se tornou uma parada turística, também por causa de suas janelas grandes (quebradas) e a plataforma de mergulho. A entrada principal foi tomada por vegetação e raramente é vista, já que os turistas e visitantes entram pelo outro lado do edifício.

Pool, Pripyat, Jan Smith 2011

Pripyat Estádio

No passado, anfitrião de competições de atletismo, o Estádio está agora perdido entre as bétulas que crescem onde havia quadras de vôlei. No tom do inverno, a luminosidade me lembra uma pagoda. Vistas por detrás das arquibancadas são como uma pintura de Escher. Do lado oeste uma parte do campo mostra uma estrutura, que talvez tenha sido a entrada ou bilheteria.


Stadyon, Pripyat, Jan Smith 2011

Pripyat Café & Observatório

Amigos e jovens casais se reuniam no Café Pripyat, tomavam drinques às sombras das árvores ao lado do lago. Vitrais delineavam as janelas na parte sul. Havia uma plataforma, que funcionava como mirante, onde podia-se subir e apreciar uma melhor vista da cidade. Pegadas de animais, incluindo lobos, javalis, veados e lebres cruzando do antigo café até a beira congelada do rio, desenham a neve. À distância podem ser vistos os guindastes do que foi o Reator No. 6. Uma barcaça gradualmente afunda no horizonte distante.


Observation Deck, Pripyat, Jan Smith 2011

Beleza não é a primeira palavra associada à Pripyat, mas evidencias da elegância sóbria ainda são visíveis. O antigo cinema e escola de dança (não retratada) ainda apresentam lindos mosaicos. Entre as árvores estéreis há pequenos detalhes de decoração e arquitetura que se mostram ao explorador curioso.

Buildings & Facades, Pripyat, Jan Smith 2011

Português:  Capítulo 1 / Capítulo 2 / Capítulo 3 / Capítulo 4 / Capítulo 5 / Capítulo 6

English: Chapter 1 / Chapter 2 / Chapter 3 / Chapter 4Chapter 6

See Pripyat 25 Years Later:  Complete Gallery

COMPLETE GALLERY/GALERIA ONLINE: http://www.smithjan.com/pripyat.html