Exposição Tours de Césio – Fotógrafo Mexicano Jan Smith

Galeria Eduardo Fernandes – Exposicao Jan Smith, Tours de Cesio

Exposição Tours de Césio

Selecionadas para a XV Bienal de Fotografia no México, chamadas pelo Cape Times da África do Sul como “belas composições da ausência” e descritas pelo Mainichi Shimbun do Japão como “uma voz visual firme e elegante”, a série chega de forma íntegra ao Brasil pela primeira vez.

A radiação é invisível. É desafiante mostrar sua capacidade destrutora a não ser por meio do retrato da desolação e do abandono.  As imagens reunidas em Tours de Césio mergulham na intimidade dos espaços pessoais que tiveram que ser abandonados.  Elas falam sobre a permanência e o direito de pertencer à aquilo que não pôde ser mais habitado.

Tours de Césio é uma exploração fotográfica das zonas permanentemente evacuadas ao redor das plantas nucleares de Chernobyl e Fukushima.  As imagens tem o propósito de criar maior conhecimento sobre o perigo latente que implica o uso da energia nuclear, particularmente se próximo aos centros urbanos.  

Jan Smith Fotógrafo

Jan Smith documenta lugares que estão sumindo da memória social contemporânea, seja por sua decadência física ou pela falta de conhecimento geral. Ele participa da XV Bienal Mexicana de Fotografia e é reconhecido por diferentes associações e mídia internacional, incluindo prêmios outorgados pelo IPA (International Photographer’s Association) Artists Wanted/PDN (Photo District News). Seu trabalho tem sido exibido internacionalmente incluindo França, África do Sul, Turquia, México, República Dominicana, Brasil, Estados Unidos e Japão. As exibições recentes incluem presença no MAC (Museu Arte Contemporâneo)  de Campinas, MAM (Museu Arte Moderna) no Rio de Janeiro e o Museu de Arte Moderna na Cidade do México.

Galeria Eduardo Fernandes

A Galeria Eduardo Fernandes é uma galeria de arte contemporânea focada em artistas brasileiros e estrangeiros, emergentes e consagrados do Brasil e no exterior. Sediada na cidade de São Paulo surgiu em 1998 e representa diferentes gerações de artistas, mostrando uma grande variedade de projetos expositivos. www.galeriaef.com

Informações sobre Tours de Césio:

Galeria Eduardo Fernandes | Rua Harmonia 145
, Vila Madalena, 
São Paulo |  Tel: +55 11 3812-3894 
+55 11 3032-6380 | www.garleriaef.com   |  info@galeriaef.com


Abertura: Quinta, 19 de Julho de 2012, à partir das 19 horas. Duração:  de 20 de Julho à 18 de Agosto de 2012. Horários: terça à sexta: das 10-19h / sáb: das 10-18h.